quarta-feira, 23 de setembro de 2009

O caso da estrutura familiar na empresa!

A estrutura familiar nas empresas é muito comum aqui no Brasil, já que a grande maioria do mercado é composto por pequenas empresas, em grande parte formada por membros de uma mesma família.
Assim, os gestores de pequenas empresas, quando não pertencem à família, costumam ficar em situações difíceis por causa desse pequeno detalhe que influencia profundamente a saúde da empresa.
Falando da minha experiência, estou há 3 anos em uma empresa onde todos os 4 sócios são da mesma família, e uma grande dificuldade é o fato deles darem ordens divergentes sobre um mesmo problema. Dessa forma o funcionário (eu) que fica abaixo da diretoria, com grandes responsabilidades e necessidade de tomada de decisões importantes se vê amarrado pelos sócios.
Neste caso, tenho buscado me qualificar a cada dia com cursos de especialização e ainda penso no mestrado para ter a empresa saudável e como sinônimo da minha competência, no entanto, os sócios que não têm formação acadêmica desejável para o cargo acabam por prejudicar o trabalho que os outros funcionários tentam fazer.
É verdade que buscam o melhor para a empresa, mas o conhecimento é de extrema importância para que seja tomada a decisão certa. Dentro do possível tento alertá-los para a necessidade de se qualificar para melhorar o padrão de qualidade de gestão da empresa.

Infelizmente ainda não obtive êxito nessa missão... mas enquanto estiver aqui, vou lutar pra isso!

Tenho certeza que essa realidade não é só minha, vários gestores de pequenas empresas passam pela mesma situação. Relatem aqui também!

Um comentário:

  1. Muito relevante este relato, muitos profissionais no mercado passam por situações parecidas. Eu por exemplo trabalhei em uma empresa que só me trouxe desgaste em todas as áreas da minha vida. Digo que dinheiro nenhum compensa a saúde e paz! O bom mesmo é fazer o que gosta e tentar relacionar prazer X dinheiro.

    ResponderExcluir